Notícias

Mais que entregas, logística é organização e agilidade!

A logística é um sistema que organiza o fluxo de informações, materiais e pessoas, com o propósito de atingir um objetivo com agilidade. A logística empresarial engloba todos os procedimentos de mercadorias e o deslocamento de informações. Contudo, para que isso aconteça com eficiência o gerenciamento deve acontecer de modo integrado. O aprimoramento de cada uma das etapas do fluxo é muito importante para o desenvolvimento de todo o sistema. Somente assim é possível garantir excelência no gerenciamento empresarial. 
 
A logística empresarial trabalha um conjunto de estratégias utilizadas para conduzir as organizações empresariais, de forma ágil e eficaz, sempre exigindo excelência no gerenciamento das seguintes etapas:
 
- Estar atento às informações;
- Gestão de estoques;
- Armazenagem;
- Gestão de compras;
- Transportes;
- Estratégia financeira;
- Conhecer o fluxo de armazenagem de materiais durante a produção;
- Saber a quantidade de produtos acabados.
 
A logística empresarial trata, portanto, do processo de planejar, implementar e controlar de forma eficiente e eficaz o fluxo de informações. É um procedimento integrado para cuidar de suprimentos e distribuição de produtos de forma racionalizada, que vista pelo ângulo empresarial significa o planejamento, gestão e a execução de um processo de controle de todas as atividades ligadas à aquisição de materiais na qualidade e quantidade desejadas, no tempo preciso e com o um preço viável para formar o estoque.
 
Existem pontos-chave para a execução do sistema logístico integrado, sendo eles:
 
Logística empresarial integrada: nada mais é que o setor responsável por quatro atividades básicas e importantes para qualquer empresa/fabrica: aquisição, movimentação, armazenagem e entrega de produtos. O planejamento logístico empresarial é feito para maior eficiência possível no que diz respeito a tais atividades;
 
Controle de estoque: constitui-se em ter disponível o produto para suprir a sua demanda, para não haver falhas com os clientes;
 
Gerenciamento de transporte: é uma etapa essencial para que o produto chegue em segurança, de forma rápida e nas melhores condições, entregando nas lojas ou diretamente ao cliente.
 
Gestão de informação: a gestão da informação dentro de uma empresa/fábrica agrega muito valor ao produto através de supervisão e divulgação de toda informação precisa, interna e externamente. Assim dispondo de um serviço ágil no processo de produção, como a compra e o deslocamento do produto.
 
Buscando utilizar estes princípios, o gerente de logística garante uma base adequada para executar com precisão as etapas de comprar, receber, armazenar, separar, expedir, transportar e entregar o serviço/produto certo, na hora certa, no lugar certo, pelo menor custo possível.
 
O mercado atual em que vivemos com a competitividade em alta, rápida e exigente mostra urgência em explicar o objetivo da logística usando o termo integração, com o propósito de integrar todos os fatores que desenvolvem a gestão da cadeia.
 
Distribuição, transporte, armazenamento, estoque e verificação de pedidos em um processo de planejamento, implementação e controle devem buscar resultados eficazes entre as operações logísticas e são etapas importantes que devem ser bem desenvolvidas.
 
Embora as atividades que envolvem a logística serem praticadas há muito tempo, o conceito de logística empresarial como função integrada de uma empresa é um conceito recente. A inovação da integração refere se ao ato de planejar e coordenar os processos que implementam o caminho pelo qual o produto passa até chegar ao cliente final, tendo sempre como objetivo a otimização total, assim garantindo maior rentabilidade para a empresa como um todo.
 
 
Precisa de entrega rápida e eficiente? Conte com a Target Cargo: (31) 3653-3060.
 

ver mais notícias